Mi Fa Sol - La - Centro de Desenvolvimento Musical para a Infância

Carregando

O que é?

Início / O que é?

Bem vindo ao Mi Fá Sol – Lá!

O nosso trabalho de musicalização para bebês e musicalização infantil se fundamenta na crença de que a criança precisa gostar de música antes de aprender música. Toda a criança é capaz de desenvolver sua musicalidade se a música fizer parte dos processos culturais pelos quais ela é socializada, amada, nutrida e, principalmente, admirada.

A música é a linguagem primeira da criança! É a primeira atividade expressiva compartilhada que o ser humano é capaz de engajar-se com competência, antes mesmo da consolidação da fala. É vibração, som e afeto, movimento, emoção e relação. Música é sentir junto. Nada mais próprio da criança, não é mesmo? Por isso, o Mi Fá Sol – Lá não oferece uma simples aula de música, mas uma experiência de vida, cuja matéria prima são as infâncias da criança junto a do adulto que a cuida. É onde a sua infância, caro adulto, se cruza com a da sua criança e com a de todas as vozes que soam em nossas salas! O nosso desejo é que essa experiência fique gravada na memória afetiva da relação entre vocês para o resto das suas vidas.

Lema

A criança precisa gostar de música antes de aprender música.

Missão

Oferecer para as crianças e famílias de Brasília uma experiência de vida transformadora a partir da vivência musical. Tornar a música um elemento essencial na vida das pessoas e permitir o desenvolvimento do potencial humano das crianças e das famílias. Ser um território vivo e rico de cultura para a infância.

Visão

A música é a primeira linguagem da criança. É a possibilidade expressiva que acompanha a criança no desenvolvimento de cada gesto, vocalização, toque e encantamento na relação com o fantástico mundo que a envolve. A musicalização do Mi Fá Sol Lá é uma experiência única de resgate, trocas e criação de universos musicais.

Objetivos

“... a musicalização tem como objetivo oferecer a crianças de zero a cinco anos e suas famílias uma experiência musical significativa que sirva como elemento enriquecedor para o desenvolvimento da criança. Os aspectos afetivo, social, psicomotor e cognitivo são valorizados como os alicerces do processo de construção do conhecimento musical.” (Freire, 2002)

  • Cultivar a sensibilidade humana por meio da vivência estética e ética do fazer musical.
  • Promover o encontro das infâncias do mundo adulto e do mundo da criança por meio de práticas musicais compartilhadas.
  • Contribuir para a formação dos laços afetivos na família e nos diversos espaços convívio social.
  • Fazer música musicalmente de forma lúdica e apropriada à situação de desenvolvimento da criança
  • Prover ferramentas para o desenvolvimento da musicalidade e a formação inicial de futuros jovens músicos e musicistas.
  • Promover a formação e desenvolvimento de educadores musicais e músicos de excelência,