Mi Fa Sol - La - Centro de Desenvolvimento Musical para a Infância

Carregando

Metodologias

Início / Metodologias

METODOLOGIA E PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa metodologia se inspira em muitos teóricos importantes como Edwin Gordon, Howard Gardner, Keith Swanwick e Alda Oliveira. Mas, nenhum teórico é mais inspirador do que o encantamento da sua criança cantando na aula, no palco e em casa. É uma concepção de musicalização totalmente focada e atenta aos processos da criança e à situação social de desenvolvimento dela.

Como tentamos fazer isso? Primeiramente, os materiais musicais que fazem parte das atividades são organizados em três módulos ao longo do semestre, cada um contendo de quatro a cinco encontros. Ao fim do semestre, há uma apresentação musical para mais alegrar. Há também uma estruturação anual, em que a cada semestre é atribuído um tema que dá unidade a produção musical realizada por cada turma. A dinâmica curricular organiza a trajetória musical da criança e sua família ao longo de cinco anos e meio de percurso que se conclui com a transição para a aprendizagem do instrumento musical, para aqueles que o desejarem.

Organização das atividades

  • 15 aulas semestrais
  • 45 minutos cada aula
  • 2 professores por turma
  • Até 16 crianças por turma
  • Critérios de participação: assiduidade e pontualidade

 

EQUIPE DE PROFESSORES

Nossa equipe de professores está continuamente em formação e preparada para engajar-se em uma interação ininterrupta mediada pela música com você e sua criança do início ao fim de cada encontro. Além do mais, muitas canções e atividades são criações dos(as) próprios(as) professores(as), compostas especialmente para as crianças. Sim, o(a) professor(a) da sua criança é um(a) artista e compositor(a) disposto a compartilhar a sua musicalidade com infinda generosidade!

 

Conheça nossos combinados para uma experiência inesquecível!

Tá combinado!

  • Horário é importante

    • Chegue 5 minutos antes de a atividade começar. A atividade começa na hora! A criança precisa ser acolhida pela canção de bom dia ou boa tarde, e ter o seu nome cantado na roda de música para ela se sentir bem. A preparação para esse momento é de responsabilidade do seu cuidador. Quando a criança chega ao Mi Fá Sol Lá mais cedo, ela se ambienta e cria uma expectativa saudável para entrar na sala de música.
  • Uma criança, um adulto

    • A musicalização infantil é um espaço para a interação e cumplicidade entre o adulto e sua criança. É um momento único para curtir juntos as canções, as danças e as brincadeiras propostas pelos professores. Por isso, as atividades são pensadas para serem experiências inesquecíveis.
  • Deixar lanchinhos e brinquedos do lado de fora

    • Quando uma criança traz um brinquedo ela distrai a si mesma e também as outras crianças. O objetivo da atividade é oferecer novas experiências e novas descobertas, mas se a criança está presa aos seus brinquedos ela não interage da mesma maneira. O mesmo se aplica aos lanchinhos.
  • Usar o banheiro antes de entrar para a sala

    • Sair no meio de uma atividade desconcentra a criança, a turma e os professores. A interrupção desconecta a criança do processo musical e torna o envolvimento mais difícil no retorno à sala de música. Ambos os banheiros, feminino e masculino, foram planejados com espaços exclusivos para meninas e meninos e, assim, garantir a assistência integral do seu cuidador.
  • Traga sua garrafinha de água

    • Dentro das salinhas de música, só entra garrafinha ou copinho com tampa. Traga a sua e a da sua criança. É importante hidratar o corpo quando cantamos. As cordas vocais adoram água natural! Não disponibilizamos mais copo descartável no bebedouro. Muito mais do que atender a uma norma oficial, é o nosso compromisso com o meio-ambiente e o futuro do planeta.
  • Lugar de sapato é na sapateira laranja

    • Atenção adultos e crianças: pisar no tatame da salinha de música, só descalço! A sala fica mais limpa e segura para o trânsito das crianças. Os sapatos, sejam grandes ou pequenos, ficam na sapateira laranja. Até hoje não houve sapatos desaparecidos. Houve, sim, sapatos dos pequenos esquecidos. Mas, garantimos que todos os sapatinhos ficam muito bem comportados do lado de fora da sala.
  • Lugar de mochilas e bolsas é no cabideiro

    • Nenhum objeto, mochila ou bolsa deve ser levado para o tatame. Mochilas, bolsas grandes e casacos podem ficar nos cabideiros e nichos laranjas do lado de fora da sala. Para os adultos que preferirem, há ganchinhos dentro das salas para a bolsa pessoal. Evite deixar bolsas e sacolas no chão, pois isso impede a livre circulação no ambiente e pode causar acidentes com as crianças.
  • Adultos: desliguem os celulares!

    • Os aparelhos celulares não devem ser usados durante a atividade musical. É melhor guardá-los dentro da bolsa ou mochila, longe da vista das crianças. Teremos momentos especiais para fotos e filmagens durante o semestre. Participe da nossa campanha: #descelularizaçãodebebêsecrianças
  • Cantar, cantar e cantar

    • A sua participação é essencial nas atividades de musicalização. É a oportunidade de educar a sua voz, exercer o seu papel de modelo e inspiração para a sua criança (essa fase logo passa!) e aprender com a musicalidade dela. Invista nessa troca. E, tem um lado ainda mais legal: a turma de musicalização é o melhor grupo para fazer amizades!