Curso Pré-Instrumental

Missão. Ser uma ponte entre a experiência de musicalização e a futura aprendizagem do instrumento musical.

Objetivo. O curso Pré-Instrumental tem por objetivo proporcionar uma vivência de construção do conhecimento musical adequada à situação de desenvolvimento da criança de 4 a 6 anos de idade. Temos ciência que a aprendizagem de um instrumento musical é complexa e pode ser frustrante pois exige: concentração, atenção, disciplina, organização de horários e um acompanhamento com muito carinho dos adultos participantes no processo. Por isso, o PI se propõe a desenvolver ferramentas da linguagem musical e de aprendizagem para que a criança e a família possam criar rotinas lúdicas e interessantes antes de iniciar o estudo do instrumento em um futuro próximo.

Metodologia. No PI a criança vivencia ludicamente no corpo e no ambiente social os símbolos musicais, de acordo com os processos do pensamento simbólico que estão em emergência nesse período de desenvolvimento. O jogo e a imaginação estão na base de cada atividade. A criança terá contato com diversos instrumentos musicais e, aos seis anos a criança poderá iniciar a aprendizagem do instrumento, se assim o desejar.

A proposta foi desenvolvida ao longo de 14 anos de trabalho preparando as crianças para escolherem um instrumento musical que possa ser um companheiro por toda a vida. Afinal, a criança precisa gostar de música antes de aprender música e, também, precisa gostar de um instrumento antes de tocar um instrumento.

No curso Pré-Instrumental inicia-se o processo de formalização do conhecimento musical, mas de forma totalmente lúdica. Os materiais musicais estão organizados em dois aspectos principais:

  • Aspecto melódico. Consiste no conhecimento das notas musicais que, ao organizarem o som de determinadas maneiras, formam conjuntos, como as escalas, os arpejos e as tonalidades. Os padrões melódicos (estruturas ou células musicais) são primeiramente trabalhadas de forma intuitiva na música. Depois, são trabalhadas as formas variadas de representação dessa estrutura. O corposolfa é um recurso desenvolvido com o objetivo de vivenciar as notas no corpo por meio de gestos musicais. Após a vivência oral e corporal, apresentamos os símbolos musicais que irão formar as partituras musicais. Nesta fase trabalhamos os símbolos gráficos para torná-los parte da vida das crianças, não treinamos leitura e sim brincamos com os símbolos escritos.
  • Aspecto rítmico. Consiste no conhecimento da estrutura do ritmo musical. O ritmo precisa ser vivenciado no corpo, por isso cantamos e dançamos e usamos sílabas rítmicas para organizar as estruturas que podem ser divididas em uma, duas, três ou quatro partes. A partir da vivência do movimento, da oralidade e do gesto usamos os símbolos gráficos para identificar as diferenças rítmicas que existem nas músicas que eles já cantam. Vivenciar com todo o corpo para aprender, assim é a maneira como trabalhamos o ritmo.

Turmas

Turma PI A – 4 anos a 4½ anos
Turma PI B – 4½  anos a 5 anos
Turma PI C – 5 anos a 5½ anos
Turma PI D – 5½  anos a 6 anos

O caderno de música. O trabalho do PI é orientado por um caderno de música que oferece diversas atividades de desenho, jogos e gravações online para a criança fazer em casa com a família. O caderno de música incentiva para que sejam realizadas breves atividades em casa, com o objetivo de auxiliar na constituição de uma rotina familiar de preparação em casa para apresentar na aula. Nessa proposta torna-se fundamental que um familiar possa participar dos 10 minutos finais da aula. O final da aula é o momento para criança se apresentar para a turma, para o que vez em casa e receber um feedback do professor e dos colegas. Neste momento a presença da família é fundamental, para poder valorizar a criança no momento em que ela se expõe em público e poder demonstrar todo o afeto e admiração que cada criança merece ao se expor em público.

A escolha do instrumento musical. Ao longo dos quatro semestres do PI, são apresentados diversos instrumentos musicais nas aulas. Assim, a criança e a família podem conhecer e se encantar com os sons, formas e fantasias que cada instrumento musical possibilita. Conhecer para poder escolher, esse é o lema do PI! E, vivenciar juntos, com a turma toda, é a melhor maneira de conhecer e escolher um instrumento musical. Como isso acontece?

Faz parte das atividades do PI receber a visita de professores e pequenos instrumentistas para uma demonstração musical. Para a criança que está fazendo essa transição, é muito importante ver e tocar nos instrumentos, ver outras crianças tocando e conversar com as crianças que já tocam. Da mesma forma, faz parte do compromisso das famílias, nesse processo, ir com a sua criança aos concertos da cidade, incluindo a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e a Orquestra Juvenil da UnB. Todo processo acontece durante três semestre, para que a criança possa fazer várias escolhas, mudar de ideia e descobrir qual instrumento realmente a cativou.

Na última semana do PI D, há uma reunião com os professores dos diferentes instrumentos que se apresentaram nas aulas para que as famílias possam matricular a sua criança no instrumento escolhido e, assim, dar continuidade ao desenvolvimento musical. São oferecidos cursos de violino, viola, violoncelo, flauta-doce, flauta transversal, clarineta, piano e violão por centros de música parceiros que compartilham a visão do ensino de música centrada no desenvolvimento infantil.

Obs.: O MiFáSol – Lá oferece aulas de Clarineta e Flauta Transversal. As aulas dos demais instrumentos ocorrem em outros espaços.